Secretários de Saúde da Região estão participando do 31º Congresso COSEMS/RS

CME se reúne com representantes da Secretaria de Educação e diretores das escolas municipais
23 de abril de 2019
Abertas as inscrições para seleção pública de Agente de Saúde
24 de abril de 2019

Secretários de Saúde da Região estão participando do 31º Congresso COSEMS/RS

Os secretários municipais de Saúde da Região Centro Serra: Nilo Wietzke – de Sobradinho, Ana Feron – de Segredo; Catiele Matana – de Ibarama; Veridiana Limberger – Arroio do Tigre e Cleber Jahn de Passa Sete estão participando até quinta-feira (25), em Bento Gonçalves, do 31º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – COSEMS/RS, com o tema “Uma só Saúde”. O evento é um espaço para a exposição de experiências exitosas em saúde pública, espalhadas pelo Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo principal é promover ações bem sucedidas do SUS, criativas e inovadoras, que façam a diferença no atendimento e acolhimento da população usuária.
A abertura do Congresso contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Na ocasião, foram cobrados do Estado os repasses de recursos aos municipais, que estão em atraso. Oportunidade em que a secretária informou que já estão sendo depositados para os municípios, os recursos referentes ao mês de fevereiro.
O evento conta com uma extensa programação, que inclui debate sobre “O papel do usuário do SUS na organização das redes de atenção”; Roda de práticas e soluções em PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; Oficina “Promoção e prevenção em saúde mental: atenção básica e protagonismo dos usuários”; Mesa redonda sobre “Os impactos econômicos locais da implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS/Agenda 2030”; Plantas medicinais, aromáticas e condimentares: inovação, resgate, sustentabilidade e humanização do cuidado e do mercado; Gestão autônoma da medicação – experiências inovadoras no campo da saúde mental; Mesa sobre o Projeto Rondon, dentre outras atividades previstas.