Rede Municipal de Ensino participa do “Dia D” para estudo da BNCC

Supervisoras escolares se reúnem na Prefeitura
12 de abril de 2019
CME se reúne para debater Resoluções
12 de abril de 2019

Rede Municipal de Ensino participa do “Dia D” para estudo da BNCC

As Escolas Municipais de Educação Básica e de Educação Infantil de Sobradinho participaram nesta sexta-feira (12), do “Dia D” para estudo da Base Nacional Comum Curricular. A atividade ocorreu em todo o Estado do Rio Grande do Sul, integrando o processo de implantação da BNCC nas escolas da rede pública e privada.

Na ocasião, as equipes diretivas, professores, monitores e funcionários se reuniram para debater a organização das unidades escolares, na busca por construir uma nova proposta de currículo a partir da Base Comum Curricular e do Referencial Curricular Gaúcho.

Na oportunidade, foram assistidos vídeos que abordaram “Qual é o papel da BNCC” e “As 10 competências”, a fim de apresentar as Competências Gerais que operam como um “fio condutor” e acompanham o desenvolvimento dos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, sendo elas: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.

Também foram feitas dinâmicas, elaborados cartazes, distribuídos materiais para estudo e realizado o diagnóstico do Referencial Curricular Gaúcho. A intenção foi de promover um momento de estudo, reflexão e planejamento.

A coordenadora da implementação da Base no Município, Catiele Bonelli lembra que esta foi à primeira etapa de estudos, as demais serão em 17 de junho; 29 de agosto e 23 de outubro.